quarta-feira, 10 de março de 2010

Luiz Ernesto Kaval, o colecionador de vozes

O jornalista e sua coleção.

Ele é um velho jornalista de 82 anos que há mais de 40 vem coletando depoimentos, canções, narrações de gols antológicas, entrevistas de cantores, shows e assim por diante. Seu acervo contempla um registro de cerca de 4.000 vozes.

Kaval, que teve um coluna de artes plásticas na Folha de São Paulo, e não é egoísta, agora quer doar sua valiosa coleção - mas não tem, ainda, sequer uma instituição que tenha manifestado interesse em se apossar da vozoteca, dar o devido tratatemento e torná-lo acessível a todos.

Enquanto nada acontece, fique com dois depoimentos. O primeiro é do político Tancredo Neves, discursando, dois dias depois de ser eleito no colégio eleitoral - como todos sabem, não chegou a assumir o cargo de Presidente da República, pois morreu. O outro é uma curiosa declaração do escritor Monteiro Lobato versando sobre a exploração do petróleo brasileiro.




Tancredo Neves dois dias depois de ser eleito.




Monteiro Lobato nacionalista.

Espero que a vozoteca LEK encontre logo uma hospedagem para termos a oportunidade de ouvir TODO esse tesouro sonoro da nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário