segunda-feira, 1 de março de 2010

Adeus a Walter Alfaite


O sambista em sua alfaiataria em Botafogo, RJ.

Sábado passado morreu o portelense Walter Alfaiate, que integrava a ala dos compositores da Escola de Samba Portela desde 1980. Walter já estava internado em hospitais do Rio havia dois meses, e, neste último, seu quadro piorou muito. O sambista morreu de falência múltipla dos órgãos, mas sofria de enfisema pulmonar, insuficiência cardíaca, arritmia, insuficiência renal, gastrite e esofagite.

O corpo foi velado na manhã de domingo na sede do Botafogo, seu clube do coração, na zona sul do Rio. Sobre o caixão a bandeira azul e branca da Portela, a do Botafogo de Futebol e Regatas e seu elegante chapéu panamá.
Walter Alfaiate, ao longo de seus 50 anos de carreira, compôs mais de 200 sambas. Foi descoberto pelo grande público somente na década de 1970, quando o companheiro de escola Paulinho da Viola gravou três de seus sambas - "Coração Oprimido", "A.M.O.R. Amor" e "Cuidado, teu orgulho te mata".

Nas telonas
Em 2009 foi produzido um documentário sobre ele: Walter Alfaiate - A elegância do samba, que mostra a interação de Walter com seu ofício de alfaiate, suas andanças pelo bairro de Botafogo e depoimentos de amigos e artistas - dentre eles Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Regina Casé e Sérgio Cabral. Foi dirigido por um quinteto: Vital Filho, Emiliano Leal, Paulo Roscio, Vitor Fraga e Rommel Prata.

Para assistir ao trailer do documentário, clique aqui.
Para baixar discos dele, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário